Imepi apreende mangueiras para gás de cozinha no Centro de Teresina

Petrobras anuncia recorde de refino diário de petróleo
March 23, 2018
Bombeiros de olho nos revendedores de gás de cozinha
March 23, 2018

Imepi apreende mangueiras para gás de cozinha no Centro de Teresina

A venda da peça falsificada acontece tanto na capital como no interior. O produto original é confeccionada em PVC e vem com o selo do Inmetro.

Fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí apreenderam um rolo de 100 metros de mangueira falsificada, utilizada para gás de cozinha. A fiscalização foi realizada no Centro de Teresina, um dos locais onde o produto é vendido de maneira irregular, já que segundo o Imepi, a prática acontece em todo o Piauí.

A mangueira de GLP (gás de cozinha) original é confeccionada em PVC para suportar temperaturas elevadas, seu trançado é de fibra de vidro de cor branca e a peça já vem cortada da fábrica, medindo de 80 centímetros a 1,5 metros. Pode ser comercializada individualmente ou em kit com regulador de pressão para GLP e a mangueira, ambos com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A certificação do Inmetro garante a segurança na prevenção contra vazamentos de gás, através de rachaduras e perfurações na peça, o que pode causar incêndios ou explosões.

É importante observar o estado de conservação da peça, o tipo de material e a validade, que é de cinco anos a partir da data de fabricação, não importando o tempo de uso.

A multa aplicada para quem fabrica esse tipo de material varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Caso desconfie de irregularidades, o consumidor pode formalizar uma denúncia na Ouvidoria do Imepi, no fone 0800 281 1411 ou e-mail ouvidoria@imepi.pi.gov.br.

Fonte: Globo.com / G1 Piauí